12 de junho de 2015

Redução da maioridade para o aumento de penitenciárias

O que vai acontecer se a maioridade penal for reduzida?
Se você acha que a segurança vai aumentar, reflita; o que vai aumentar é a população carcerária, isso sim.

No estado de São Paulo o PSDB se mantém no poder há 20 anos e em todo esse tempo nenhuma universidade foi construída, mas nesse mesmo período foram construídas nada menos que 53 penitenciárias!

Pergunta: mesmo com 53 penitenciárias a mais, a segurança aumentou?
Pois é...

É fácil entender a motivação do PSDB na redução da maioridade: a rentabilidade fácil do sistema repressivo.

Afinal, fazer diminuir a população carcerária, através de medidas que proporcionem a educação transformadora visando a formação intelectual e a inclusão social (em duas frentes: 1 - formar as crianças de modo que possam escolher uma vida livre da criminalidade; 2 - recuperar os presos), isso é um desafio difícil e não permite a mesma rentabilidade, essa sim, fácil, para o pessoal do PSDB e demais "cidadãos de bem" que operam essa indústria de presos.

Penitenciária é que nem escola, no fim das contas, mas só ensina coisa ruim. Esperar que as pessoas sem acesso a uma vida digna não cometam crimes através de repressão (ao invés de promover a inclusão social) é uma posição muito pouco inteligente, além de escorrer ódio pra todo lado.

Muito simples: quanto mais penitenciárias, mais incompetência do governo em manter a população segura, em desenvolvimento, em harmonia e feliz.