Perfil

Cesar Zanin é nascido em São Paulo, de origem italiana, e tem 40 anos de idade.
Entre 1992 e 2004 já trabalhou como office-boy, barman, vigilante, músico, revisor ortográfico e gramatical, bancário e professor de inglês; entre 2004 e 2008, enquanto viveu na Itália, trabalhou como operário, supervisor de produção, técnico de controle de qualidade, estoquista, segurança, professor de português e de inglês, tradutor e community manager; entre 2008 e 2011, enquanto viveu na Inglaterra, trabalhou como faxineiro, organizador de shows de rock e turnês, operador de som, motorista de van para bandas; entre abril de 2012 e janeiro de 2014 fazendo de tudo um pouco no Espaço Cultural Walden em São Paulo.
Agora faz traduções e legendas para cientistas, pesquisadores, agências, editoras, alem de cuidar full-time de sua filhinha amada.
Fez caminhadas como o Caminho Português de Santiago e uma trilha até Machu Picchu; atravessou a Escócia de bicicleta; atravessou os EUA em duas ocasiões diferentes de ônibus. Atravessou a Europa de carro algumas vezes, de norte a sul e de leste a oeste, tocando os pontos extremos do continente.
Em 2011 cruzou parte da América do Sul e em 2012 atravessou a Rússia e a Mongólia, chegando até a China. Já visitou 48 países.
Como músico, amador, entre 1991 e 2004, tocou em mais de 10 bandas de Santos e São Paulo, entre as quais Magic Crayon, Any Wise Pub, Moonrise, O Passeio de Victor, Espectros, Speed Whale e Walden. Fez shows em várias cidades brasileiras, gravando demotapes e CDs lançados no Brasil e no exterior. Entre 2009 e 2011, sempre no DIY, enquanto morava na Inglaterra, tocou com as bandas Barins, In Cases e Zanin’s Magic Crayon, fazendo shows em casas/bares em diversas cidades da Inglaterra, Escócia, Irlanda, França, Alemanha, Canadá e Estados Unidos.
Na escritura: entre 1995 e 1998 editou o fanzine Woods Mind/O Bosque, com temáticas como música underground, comportamento, literatura, viagens e cinema. Depois disso, enquanto ainda estava no Brasil, começou a escrever artigos sobre música, literatura e diários, publicados em seus blogs. Entre 2006 e 2007 colaborou como correspondente internacional para a revista Rock Press e também escreveu um longo artigo sobre a música indiepoprock brasileira para o portal italiano www.indiepop.it; escreveu seu primeiro romance, 360 Graus, e o Conto do Trabalho (publicado no site www.overmundo.com.br). Além disso, seu e-book In Circolo, baseado no disco da banda italiana Perturbazione, foi publicado pela editora Mojo Books.
Passou o ano de 2008 trabalhando na incubadora tecnológica H-Farm, empresa situada nas imediações de Veneza, na startup Zooppa, como tradutor (português/inglês/italiano) e responsável pelo site brasileiro da plataforma Zooppa.com. Nesse período teve o blog raccontispirati, idealizado com a colega de H-Farm Paola Borrescio (Mary Francis). No blog, para escrever os contos, Cesar assume o heterônimo Bruno Barin (o protagonista do romance 360 Graus). Há também o blog feito para 360 Graus (http://360g.blogspot.com), que trata de temáticas como música, literatura, viagens, genealogia, e obviamente o romance e sua história.
Em 2009 reativou o selo O Bosque/Woodland (http://woodland.blogspot.com.br/), lançando 3 coletâneas com 75 bandas provenientes de vários países das Américas, da Europa, da Ásia e da Oceania. Lançou também discos de bandas norte-americanas, sul-americanas e europeias.

Entre abril de 2012 e janeiro de 2014 manteve o Espaço Cultural Walden (http://ecwalden.blogspot.com.br/) com sua esposa Mariana Cetra.

Produziu e apresentou entre janeiro de 2013 e maio de 2015, juntamente com José Júlio do Espírito Santo, o programa de rádio Cosmopoplitan (https://www.facebook.com/cosmopoplitan) que ia ao ar pela web-radio antenazero.com todo domingo às 22h.

Atualmente toca no duo A Espiral de Bukowski e esporadicamente com a banda Magic Crayon.

A partir de 2015 volta a cursar a graduação em Letras na USP.

Escreveu uma série de textos para o portal Pragmatismo Político e escreve a coluna cosmoPOPlitan no blog musical Floga-se.


O que lhe causa mais satisfação? Os seguintes binômios:

1. Escutar e tocar música (guitarra, baixo, bateria, programação e efeitos; rock, indiepop, experimental, dub, kraut, folk, psicodelia, eletrônica);

2. Ler e escrever (romances, contos, artigos, diários; existencialismo, geração beat, naturalismo/transcendentalismo norte-americano, cultura-pop).
 

Além de estudar (história, geografia, filosofia, cosmologia e línguas) e viajar (com a mochila nas costas, com o pé na estrada ou entre os bosques).