31 de agosto de 2015

Será que a pessoa que está com meu celular também protesta contra a corrupção? (Modo: Perdido)

Estou sem celular.

Eu passeava com a pequena Laura e o amigo chileno Ivan pela avenida Paulista, vindo do Paraíso em direção à Augusta, faz exatamente uma semana hoje. 
Estávamos a caminho do indiano onde iríamos almoçar com a Mariana.

Logo depois de passarmos pelo MASP, tirei o celular do bolso da blusa que estava no compartimento embaixo do carrinho da Laura, para falar com a Mariana; ao final da ligação eu o coloquei de volta embaixo do carrinho, mas não dentro do bolso da blusa, apenas ali, em cima da blusa.

No quarteirão seguinte percebi que o celular tinha sumido. Paramos de caminhar e passei a procurar o celular no carrinho etc.
Um segurança do Banco Central me chamou e avisou que viu duas mulheres ("uma com blusa branca e outra com blusa preta") apanhando algo do chão, mexendo na bolsa e atravessando a Paulista rapidamente.

Eu até voltei correndo à esquina e cheguei mesmo a perguntar sobre meu celular para algumas pessoas, mas obviamente não consegui encontrar meu celular.

Talvez ao atravessar a rua o carrinho tenha trepidado e o celular tenha caído no chão, talvez alguém tenha enfiado a mão no carrinho; não tenho como dizer.
O fato é que alguém está com meu celular.

Quando chegamos ao restaurante a Mariana começou a ligar para meu celular, mas ninguém atendeu, pois ele tinha sido desligado. Ela ligou dezenas de vezes, por muito tempo. Meu celular sempre desligado.

Chegando em casa fiz o Boletim Eletrônico de Ocorrência número 1044217/2015.

Mariana me enviou um link sobre um tal "Modo Perdido" (meu celular é um iPhone 4 - preto - 32gb) e então fui ler a respeito.
Eu realmente não conhecia bem esse serviço de rastreamento e bloqueio que a Apple oferece através do iCloud.

Acessei minha conta e tentei rastrear meu celular. Inútil pois meu celular tinha sido desligado e o rastreamento só funciona com o celular ligado e conectado à Internet. Mas havia ainda outra opção: ativei o bloqueio de meu celular. 
Mesmo sem saber do que se tratava, por sorte eu já tinha deixado ativado o tal Modo Perdido em meu celular, o que possibilitava a ativação do bloqueio.

Fiquei contente; assim que meu celular fosse ligado apareceria uma tela com uma mensagem incentivando a devolução do celular e o número de telefone da Mariana; meu celular estaria bloqueado e o único modo para desbloquear seria usando a senha que eu criei.

Dois dias depois eu acessei o iCloud para ver se meu celular já tinha sido ligado e fiquei surpreso ao ver que meu celular não aparecia mais na minha conta, ele tinha sumido completamente.

Telefonei e escrevi para o suporte da Apple e ninguém soube me dizer o que houve, se limitaram a me informar que a Apple só retira o Modo Perdido com a apresentação do comprovante de compra do produto. 

Como eu sou a única pessoa com o comprovante de compra do meu celular, só consigo vislumbrar duas possibilidades:
1. Quem está com meu celular é um hacker de primeira, capaz de driblar o sistema da Apple e desativar o Modo Perdido do meu celular e remover meu celular da minha conta do iCloud;
2. Inside job, quem está com meu celular trabalha na Apple ou conhece alguém que trabalha na Apple.

Informei a polícia sobre toda essa história maluca e até agora ninguém se dignou a me procurar.

Escrevo isto aqui como um rito de passagem, não acredito que vou recuperar meu celular.

Só me pergunto quem estará com meu celular agora...
Será mesmo uma mulher que no dia 24 de agosto de 2015 estava na avenida Paulista vestindo uma blusa preta ou branca?
Será mesmo um hacker?
Será mesmo um funcionário da Apple?

Será que a pessoa que está com meu celular também protesta contra a corrupção? Será que bate panela?